quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Ragnarok Mobile Eternal Love: Um jogo com data para acabar graças ao Exchange.

Resultado de imagem para ragnarok mobile global

Ragnarok Online foi o jogo de infância e adolescência para muitos, foi sem sombra de dúvidas, o maior exemplo de grande sensação de jogo online do estilo MMORPG no Brasil. Entretanto, como todo jogo do gênero MMORPG, com o passar do tempo, Ragnarok Online saiu de entre os jogo mais jogado do mundo para só mais um MMORPG com player base não significativa se comparada com outros jogos clássicos como o grandioso World of Warcraft.

Após há mais de uma década, e depois de anos de decaimento, o Ragnarok Online voltou com uma força significativa, principalmente entre os brasileiros, mas agora para uma versão Mobile. O jogo em sua versão global foi lançado em Janeiro deste ano (2019) e já disputa o pódio do primeiro lugar com o Garena Free Fire na Google Play em Jogos Mais Vendidos: A ascenção de Ragnarok Mobile está começando, mas o problema é: Até quando esse crescimento vai durar?


Imagem: Ranking dos Jogos mais vendidos na Google Play


O grande problema do jogo está no sistema de trocas, e pode ser esse sistema que decretará o final do game dentro de poucos anos. O sistema de troca é controlado pelo jogo, onde as compras funcionam com um preço fixado pelo jogo mas que pode aumentar ou diminuir de acordo com a oferta e demanda dos itens em questão. Por conta desse sistema, quando a maioria dos jogadores mata o mesmo tipo de monstro, os loots com grande chance de drop desse monstro tende a cair, e por conta disso, os mapas onde há monstros que possuem maior Exp Base/Job estão sempre lotados de jogadores.

Atualmente, o jogo está em sua fase mais competitiva: Os jogadores que jogam desde os servidores antigos das outras regiões do mundo, estão saindo da frente no level up, e por conta disso, podem matar monstros cada vez mais fortes e vender os loots destes para outros jogadores à preços mais caros. No entanto, de acordo com a corrida avançando, os loots de maior preço no jogo vão mudando, e os itens, diminuindo de preço.

Um grande exemplo disso é o item Hard Skin, que começou sendo vendido no jogo por aproximadamente 5 000 zenys, e que tinha grande procura por ser necessário em uma missão do game, o que elevou ainda mais o preço do item por algum tempo. No entanto, hoje, o item está sendo vendido por volta de 600 zenys no exchange. É um item comum de cair de monstros com nível próximo do 50s, e por conta disso, quando a maior parte dos players saírem desse nível, o preço desse item com certeza subirá pois a procura por esse tipo de item é constante para craftar itens específicos do game de nível intermediário e avançado, mas os players só irão subir de nível cada vez mais, e com isso, a chance de drop para itens de monstros com níveis baixos se torna significativamente menor, podendo chegar até os -80%.

Isso significa que o jogo precisa de jogadores novos o tempo todo para sobreviver, caso contrário, os itens iniciais podem ficar inflacionados, e os itens provenientes de monstros mais fortes ficarão muito baratos, e dessa forma, a economia do jogo pode ser afetada significativamente. Mesmo criando outros personagens mais fracos na mesma conta, o jogo só permite criar até 3 personagens diferentes, e caso queira deletá-los, há uma penalidade de tempo significativa para a criação de outro personagem, que pode durar alguns dias ou meses.

Por isso, quando o número de jogadores novos diminuir, os itens iniciais começarão a encarecer e todos nós vamos sentir isso, principalmente os jogadores novos, que não poderão comprar esses itens caros. Dessa forma, o game apresentará com transparência à todos os seus players a sua decadência daqui há alguns anos, pois, com uma economia totalmente controlada, pode ser extremamente dificil adquirir itens que deveriam ser fáceis de dropar. Por isso, a duvida que fica é: Até quando Ragnarok Mobile pode durar desse jeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário