sábado, 18 de junho de 2016

O homem por trás da cortina: O primeiro Neoevolucionista é a real ameaça?

O penúltimo episódio da Quarta temporada de Orphan Black terminou com a revelação tão esperada de que Delphine está viva. E finalmente, durante o episodio "From Dancing Mice To Psychopaths" foi nos mostrado o filha da put# quem atirou em Delphine, como ela sobreviveu ao tiro, e onde ela está agora. Embora a maior questão seja sobre o que ela está fazendo na ilha e porque foi levada até lá, todas essas perguntas nos levam à uma revelação ainda maior: Dr Westmoreland, o fundador da Neoevolução, que está vivo e saudável, - Apesar de ter mais de um século de idade - É o misterioso homem que a Rachel tem visto várias vezes com seu olho artificial.

Mas antes de falarmos de Westmoreland, vamos recapitular o que aconteceu com Delphine  desde a sua ultima aparição no final da Terceira Temporada. Ela levou um tiro na garagem pelo Detetive Duko, que foi impedido de terminar o trabalho quando o telefone de Krystal toca, o que acabou afastando o Detetive de Delphine e dando tempo suficiente para uma van se aproximar e afastar Duko. Dentro da van estava Dr. Van Lier, Neoevolucionista e médico pessoal da terrível Evie Cho. Ele disse para Krystal sair do caminho, e em seguida levou Delphine com ele, estabilizando-a e transportando-a para aquele acampamento que vimos no episódio da semana passada.

Quando Rachel chega para visitar sua mãe na ilha, vemos a primeira aparição do Doutor em um diálogo muito intrigante:
"Quem é você?" - Pergunta Rachel. "Eu já te vi antes."
"Susan está na cozinha." - Diz o Doutor. - "Não hesite" (Não hesitar em que? Matá-la?)

Essa é a primeira vez que vimos Rachel interagir com suas visões. Seria então, essas alucinações, na realidade, algum tipo de dispositivo que permita uma comunicação entre ela e o Doutor? Uma forma dele manipulá-la?

Vimos em cenas anteriores que graças à um mapa desenhado por Charlotte que Cosima encontra, sabemos que o misterioso acampamento que Delphine estava localiza-se na ilha. Susan pede para Charlotte levar Cosima até as docas para pegar um barco e sair dali, alertando-as para ficar em longe do acampamento. Porém, quando fogem dali elas logo se perdem, e com Cosima ficando cada vez mais doente, decidiram se sentar próximo à uma árvore, até que momentos depois, o misterioso doutor aparece e as leva até o acampamento proibido.

Delphine então cuida melhor de Cosima e as duas tem os seus maravilhosos momentos lésbicos juntas depois de tantos episódios.  Logo depois, partimos para uma cena entre Susan e Rachel, onde vimos que a filha acabou por cuidar das feridas da mãe para assegurar que ficasse viva.
"Eu tomei minhas decisões, mas fui levada até aqui. Eu vi coisas no meu olho. Eu vi o mensageiro. Eu vi o Cisne." - Rachel se vira para frente de sua mãe que responde:
"O seu olho... Ele está ficando cada vez mais caprichoso com a idade. Ele está perdendo a paciência para a seleção natural."
"Quem? Quem fez o meu olho?" - Indaga Rachel.
"Você sabe. É o homem por trás da cortina. O homem que escreveu o livro há mais de um século atrás." - Revela Susan.
"Isso é impossível."
"Não para ele."
Será que agora Rachel está determinada à encontrar o homem de suas visões? Porque ele construiu o olho de Rachel? Quais são seus planos com ela?

Nesse mesmo momento somos levados à uma das cenas mais importantes do episódio final, onde é possível ouvir a conversa entre Delphine e o Doutor.
"Ele não está feliz com isso." - Afirma.
"Claro." - Confirma Delphine. "O altruísmo coloca um desafio diferente ao Neoevolucionismo."
"O altruísmo dele te salvou."
"Não foi por isso." - Nega Delphine.
"Não vai poder ficar com ela."
"Eu sei. Mas ela é minha paciente. Pode nos dar licença?"
Como podemos ver, nesse diálogo entre os dois podemos ver que eles citam uma terceira pessoa: Seria ele, o Dr. Van Lier ou alguém superior aos dois?

Delphine então se volta à cientista que pede à ela para injetar a cura que ela havia descoberto, e o diálogo termina com a francesa então dizendo que Cosima não deve contar a ninguém sobre a cura. Afinal, por que Delphine não confia em Westmoreland? Porque Charlotte parece ter medo do acampamento? Porque Westmoreland tem feito Delphine de "prisoneira" esse tempo todo? E como diabos ele tem sobrevivido por mais de cem anos?


A quarta temporada nos deixou cheio de dúvidas gigantescas sobre a série, terminando com uma cena que nunca vimos antes: Rachel sorrindo, logo após terminar de combinar acordos na reunião. E Podemos não saber muito sobre o Dr. Westmoreland, mas sabemos que ele é uma peça fundamental na Quinta Temporada de Orphan Black.


AUTOR: JONAS CUNHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário